Europa, Primavera de 1901.

Jogando pela Rede - Uma introdução sobre como jogar por eMail

Apresentação

Para muitos jogadores parece muito difícil juntar por várias horas sete pessoas em torno de uma mesa jogando ao vivo. Para outros, o fato de poder escrever rebuscadas cartas, muitas vezes interpretando uma personalidade do governo, são como uma extensão natural da graça do jogo. Em qualquer caso, jogar por carta é sempre sinônimo de uma partida de alto-nível e muitas horas de diversão, mesmo que diluídas ao longo das semanas.

Diplomacia é um jogo clássico, e já era jogado por carta muito antes da Rede crescer como e atingir seu tamanho atual. Os jogadores enviavam correspondência uns aos outros e cada temporada durava semanas. Não era raro, com a proximidade do prazo, os participantes apelarem para ligações de longa distância ou internacionais para falarem com pessoas que jamais conheceram ao vivo! Um mestre de jogo aguardava as ordens e, com o fim do prazo, enviava cartas aos participantes com os resultados. As partidas eram anunciadas nas revistas especializadas e os resultados eram contabilizados e estatísticas produzidas. O livro "The Game of Diplomacy" foi escrito nesta época e inclui várias análises feitas a partir destes jogos. Além das análises, existem várias histórias de momentos desesperados e de trapaças inacreditáveis! Apesar desses riscos, as partidas em geral eram de um nível altíssimo. Também, podendo analisar a melhor estratégia sem um cronômetro marcando quinze minutos e tendo a liberdade de negociar sem ficar a vista de todos, isto era de se esperar.

Mas o correio, que era rápido e confiável nos idos A.R., antes da Rede, ganhou o apelido de snail mail, correio-lesma. Os mestres de jogo foram apresentados a uns alunos de programação e entraram em cena servidores que fazem o trabalho de receber, julgar, cuidar do prazo e das estatísticas em tempo recorde. Tudo que tinha no tempo da carta manuscrita continua vivo, apenas uma dezena de facilidades foram adicionadas. Infelizmente, sofisticação também é sinônimo de um pouco mais de complexidade. Antes era um humano que ia decifrar sua escrita, e bastava saber ler, escrever e enviar uma carta.

Eu mesmo tive alguma dificuldade em entender como fazer para jogar pela Rede. Na realidade, é até bem fácil. Com certeza mais fácil do que acomodar sete vorazes potências, ávidas pelo controle da Europa e de sua geladeira, aguardando sem poder fazer negociações enquanto o jogador mais experiente julga as ordens. Para jogar, o leitor irá precisar conhecer as regras, ter uma conta de eMail que ele verifique com uma regularidade no mínimo diária e paciência. Conhecimento de inglês ajuda, já que a maioria das partidas disponíveis é neste estranho dialeto.

De começo, algum vocabuláro: Judge ou Juiz é o servidor que irá cuidar de toda a mecânica da partida; Master ou Mestre é o moderador do jogo, que irá criar o jogo no juiz, tirar as dúvidas dos participantes e ficar de olho para ter certeza de que tudo está bem; Press ou Presse, como preferem alguns portugueses, são as mensagens trocadas entre os participantes; Deadline ou Prazo indica o fim da fase atual.

Dividi em três partes as explicações sobre as etapas para se jogar. Pode parecer uma leitura extensa, mas é por conta dos exemplos. Com um pouco de prática, a mecânica dos comandos será entendida naturalmente. Além desta apresentação, guardei também uma última parte para os marcadores envolvidos. Faça um bom proveito!

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Autor: D. Moret R.

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