Europa, Primavera de 1901.
Jogando pela Rede - Uma introdução sobre como jogar por eMail
Apresentação
Para muitos jogadores parece muito difícil juntar por várias horas sete
pessoas em torno de uma mesa jogando ao vivo. Para outros, o fato de poder
escrever rebuscadas cartas, muitas vezes interpretando uma personalidade
do governo, são como uma extensão natural da graça do jogo. Em qualquer
caso, jogar por carta é sempre sinônimo de uma partida de alto-nível e muitas
horas de diversão, mesmo que diluídas ao longo das semanas.
Diplomacia é um jogo clássico, e já era jogado por carta muito antes da
Rede crescer como e atingir seu tamanho atual. Os jogadores enviavam correspondência
uns aos outros e cada temporada durava semanas. Não era raro, com a proximidade
do prazo, os participantes apelarem para ligações de longa distância ou
internacionais para falarem com pessoas que jamais conheceram ao vivo! Um
mestre de jogo aguardava as ordens e, com o fim do prazo, enviava cartas
aos participantes com os resultados. As partidas eram anunciadas nas revistas
especializadas e os resultados eram contabilizados e estatísticas produzidas.
O livro "The Game of Diplomacy" foi escrito nesta época e inclui várias
análises feitas a partir destes jogos. Além das análises, existem várias
histórias de momentos desesperados e de trapaças inacreditáveis! Apesar desses
riscos, as partidas em geral eram de um nível altíssimo. Também, podendo
analisar a melhor estratégia sem um cronômetro marcando quinze minutos e
tendo a liberdade de negociar sem ficar a vista de todos, isto era de se
esperar.
Mas o correio, que era rápido e confiável nos idos A.R., antes da Rede,
ganhou o apelido de snail mail, correio-lesma. Os mestres de jogo foram
apresentados a uns alunos de programação e entraram em cena servidores que
fazem o trabalho de receber, julgar, cuidar do prazo e das estatísticas em
tempo recorde. Tudo que tinha no tempo da carta manuscrita continua vivo,
apenas uma dezena de facilidades foram adicionadas. Infelizmente, sofisticação
também é sinônimo de um pouco mais de complexidade. Antes era um humano que
ia decifrar sua escrita, e bastava saber ler, escrever e enviar uma carta.
Eu mesmo tive alguma dificuldade em entender como fazer para jogar pela
Rede. Na realidade, é até bem fácil. Com certeza mais fácil do que acomodar
sete vorazes potências, ávidas pelo controle da Europa e de sua geladeira,
aguardando sem poder fazer negociações enquanto o jogador mais experiente
julga as ordens. Para jogar, o leitor irá precisar conhecer as regras, ter
uma conta de eMail que ele verifique com uma regularidade no mínimo diária
e paciência. Conhecimento de inglês ajuda, já que a maioria das partidas disponíveis
é neste estranho dialeto.
De começo, algum vocabuláro: Judge ou Juiz é o servidor que irá
cuidar de toda a mecânica da partida; Master ou Mestre é o moderador
do jogo, que irá criar o jogo no juiz, tirar as dúvidas dos participantes
e ficar de olho para ter certeza de que tudo está bem; Press ou Presse,
como preferem alguns portugueses, são as mensagens trocadas entre os participantes;
Deadline ou Prazo indica o fim da fase atual.
Dividi em três partes as explicações sobre as etapas para se jogar. Pode
parecer uma leitura extensa, mas é por conta dos exemplos. Com um pouco de
prática, a mecânica dos comandos será entendida naturalmente. Além desta apresentação,
guardei também uma última parte para os marcadores envolvidos. Faça um bom
proveito!
Autor: D. Moret R.
© 2003 Todos os direitos reservados à D. Moret
R.
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