Europa, Primavera de 1901.
Jogando pela Rede - Uma introdução sobre como jogar por eMail
Terceira Parte
O terceiro passo agora é enviar ordens e presses. O USDP tem uma interface
html excelente para ambos e recomendo quem não tem paciência com comandos
usa-la. Ambos os juizes trabalham por eMail, e o que será descrito serve
para os dois. Os comandos tem de estar entre um signon e um signoff. Para
enviar uma presse, usa-se press to. Para uma mensagem para todos,
broadcast. Mensagens anônimas vão por grey to enquanto as ordens
são escritas diretamente. Vamos com exemplos de cada um.
O jogador abaixo é a Itália em um jogo WGP, na primeira temporada de 1901.
signon
imeujogo minhasenha
press to a
Meu caro colega austriaco, como vai o tempo em Viena? Que tal selarmos
a paz entre nossas nações planejando um ataque conjunto contra a Turquia?
Parece que ela e a Rússia estão andando de mãos dadas!
endpress
press to r
Vamos celebrar a chegada da Primavera de 1903 em com nossas tropas
em Viena, Budapeste e Trieste, o que achas? Nada como dividir a pobrezinha
em duas frentes.
endpress
grey to a
Cuidado! Uma Juggernaut russo-otomana já escolheu você como primeiro
alvo. Procure um aliado rápido. Ass.: um amigo.
endpress
signoff
O safado enviou duas mensagens autenticadas privadas: uma para a Áustria,
outra para a Rússia. E aproveitou para enviar uma mensagem anônima para
pressionar ainda mais o rei das duas coroas. Mas ele não esperava que a
Turquia fosse tão ousada. Abaixo está a Turquia, no mesmo jogo:
signon
tmeujogo istambul
broadcast
Aqueles que espalham rumores colherão os amargos frutos da derrota!
endbroadcast
press to a
Vou abrir com violência em direção a Rússia. Sugiro cuidar da frente
italiana e enviar uma tropa para a Galícia. Assim poderemos nos aliar contra
Moscou.
endpress
F ANK - BLA
A CON - BUL
A SMY - ARM
signoff
Aqui a Turquia escolhe logo seu adversário, envia uma mensagem ameaçadora
a todos, informa a Áustria do que irá fazer e ainda envia suas ordens. Note
que o formato das ordens é bem flexível: é possível escrever o nome completo
da província, fleet ou army ao invés de F ou A, outras abreviações,
etc. Abaixo segue um pequeno exemplo de ordens mais complexas para exemplificar:
Inglaterra:
F NTH C A LON - NWY (i.e., Frota do Mar do Norte transporta a Armada
de Londres para a Noruega)
A LON - NTH - NWY (i.e., Armada de Londres vai para a Noruega via transporte
no Mar do Norte)
França:
A MAR - BUR (i.e., Armada de Marselha para a Burgundia)
A PAR - BUR (i.e., Armada de Paris para a Burgundia)
Alemanha:
A MUN S A MAR - BUR (i.e., Armada de Munique apoia a Armada francesa
de Marselha para a Burgundia)
A RUH H (i.e., Armada de Ruhr aguarda)
Note que a ordem de apoio alemã para a unidade francesa não deve indicar
nacionalidades. E também que as ordens de transporte das unidades de terra
devem indicar o caminho percorrido. As abreviações estão nos mapas disponíveis
pela rede. Agora só resta experimentar! Vá e tente. Com certeza o mestre
do jogo irá lhe ajudar um pouco. Se estiver atrás de uma carga menos pesada
para começar, experimente um jogo sem presse, apenas para aprender a mecânica.
Mas tenha certeza de que só conhecerá bem o prazer desta modalidade de Diplomacia
depois de uma boa e longa partida com bastante troca de cartas.
Uma última palavra: se quiser receber os arquivos de ajuda do juiz, envie
uma mensagem com o comando get package no corpo do eMail.
Autor: D. Moret R.
© 2003 Todos os direitos reservados à D. Moret
R.
Sinta-se livre de copiar e usar este texto onde quiser. Apenas me reservo
o direito de ser informado sobre sua utilização e de receber o crédito onde
ele for usado.