Europa, Primavera de 1901.

Jogando pela Rede - Uma introdução sobre como jogar por eMail

Terceira Parte


O terceiro passo agora é enviar ordens e presses. O USDP tem uma interface html excelente para ambos e recomendo quem não tem paciência com comandos usa-la. Ambos os juizes trabalham por eMail, e o que será descrito serve para os dois. Os comandos tem de estar entre um signon e um signoff. Para enviar uma presse, usa-se press to. Para uma mensagem para todos, broadcast. Mensagens anônimas vão por grey to enquanto as ordens são escritas diretamente. Vamos com exemplos de cada um.

O jogador abaixo é a Itália em um jogo WGP, na primeira temporada de 1901.


signon imeujogo minhasenha

press to a

    Meu caro colega austriaco, como vai o tempo em Viena? Que tal selarmos a paz entre nossas nações planejando um ataque conjunto contra a Turquia? Parece que ela e a Rússia estão andando de mãos dadas!

endpress

press to r

    Vamos celebrar a chegada da Primavera de 1903 em com nossas tropas em Viena, Budapeste e Trieste, o que achas? Nada como dividir a pobrezinha em duas frentes.

endpress

grey to a

    Cuidado! Uma Juggernaut russo-otomana já escolheu você como primeiro alvo. Procure um aliado rápido. Ass.: um amigo.

endpress

signoff



O safado enviou duas mensagens autenticadas privadas: uma para a Áustria, outra para a Rússia. E aproveitou para enviar uma mensagem anônima para pressionar ainda mais o rei das duas coroas. Mas ele não esperava que a Turquia fosse tão ousada. Abaixo está a Turquia, no mesmo jogo:



signon tmeujogo istambul

broadcast

    Aqueles que espalham rumores colherão os amargos frutos da derrota!

endbroadcast

press to a

    Vou abrir com violência em direção a Rússia. Sugiro cuidar da frente italiana e enviar uma tropa para a Galícia. Assim poderemos nos aliar contra Moscou.

endpress

F ANK - BLA
A CON - BUL
A SMY - ARM

signoff



Aqui a Turquia escolhe logo seu adversário, envia uma mensagem ameaçadora a todos, informa a Áustria do que irá fazer e ainda envia suas ordens. Note que o formato das ordens é bem flexível: é possível escrever o nome completo da província, fleet ou army ao invés de F ou A, outras abreviações, etc. Abaixo segue um pequeno exemplo de ordens mais complexas para exemplificar:

Inglaterra:
F NTH C A LON - NWY (i.e., Frota do Mar do Norte transporta a Armada de Londres para a Noruega)
A LON - NTH - NWY (i.e., Armada de Londres vai para a Noruega via transporte no Mar do Norte)

França:
A MAR - BUR (i.e., Armada de Marselha para a Burgundia)
A PAR - BUR (i.e., Armada de Paris para a Burgundia)

Alemanha:
A MUN S A MAR - BUR (i.e., Armada de Munique apoia a Armada francesa de Marselha para a Burgundia)
A RUH H (i.e., Armada de Ruhr aguarda)

Note que a ordem de apoio alemã para a unidade francesa não deve indicar nacionalidades. E também que as ordens de transporte das unidades de terra devem indicar o caminho percorrido. As abreviações estão nos mapas disponíveis pela rede. Agora só resta experimentar! Vá e tente. Com certeza o mestre do jogo irá lhe ajudar um pouco. Se estiver atrás de uma carga menos pesada para começar, experimente um jogo sem presse, apenas para aprender a mecânica. Mas tenha certeza de que só conhecerá bem o prazer desta modalidade de Diplomacia depois de uma boa e longa partida com bastante troca de cartas.

Uma última palavra: se quiser receber os arquivos de ajuda do juiz, envie uma mensagem com o comando get package no corpo do eMail.

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Autor: D. Moret R.

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