Europa, Primavera de 1901.
Jogando pela Rede - Uma introdução sobre como jogar por eMail
Segunda Parte
O segundo passo é pesquisar por um jogo. Desta vez é mais fácil. basta ir
em www.diplom.org/openings/openings.html
e procurar pelos juizes. Você irá encontrar algo assim:
USDP = dpjudge@devel.diplom.org (The
Diplomatic Pouch, Manus Hand)
Updated: Saturday, April 12 04:05:24 2003 GMT
friendly_fire
has been waiting for players for 0 hours.
friendly_fire S1901M Standard, Payola, Gunboat, Moderated (snorm), Press:WGP-.
URL: http://www.diplom.org/dpjudge?game=friendly_fire
To join, e-mail "JOIN friendly_fire password"
Forming: 1 more player needed.
iron_duke
has been waiting for players for 0 hours.
Game
summary at floc.net
iron_duke W1901A Youngstown, Gunboat, Moderated (williamr), Press:W-P-.
URL: http://www.diplom.org/dpjudge?game=iron_duke
To join, e-mail "TAKEOVER england@iron_duke password"
Openings: England (3/5)
perrin has been waiting for players for 10 weeks, 4 days.
perrin S1901M Standard, 47 hrs, Any-site, Moderated (Ptitdino), Press:W-P-.
Forming: 6 more players needed.
PTLX = ptlx@faztek.org (Portugese Language Judge,
Millis Miller)
Updated: Saturday, April 12 04:05:52 2003 GMT
No Openings!
Pode parecer complicado, mas é que tem um monte de informações compiladas.
O primeiro jogo, por exemplo, é um jogo que usa as regras oficiais mais
a variante Payola (Standard, Payola), as identidades dos jogadores
serão colocadas em sigilo (Gunboat), o jogo terá presse branca, cinza
e privada (Press:WGP-), está na fase de juntar jogadores e ainda tem
uma vaga (Forming: 1 more player needed). Já o segundo usa a variante
Youngstown e há uma vaga aberta pela Inglaterra. Complicou, não?
Os jogos Gunboat vem da época das cartas, e era uma maneira de evitar
trapaças ou pré-julgamentos: todas as cartas seriam dirigidas ao mestre,
que repassava-as aos seus destinos. Apenas no final da partida as identidades
dos jogadores era revelada. Aqui, todas as mensagens são enviadas ao juiz,
que cuidará de repassa-las. É até mesmo preferível que o jogo seja Gunboat.
Já essas estranhas cores de presse indicam se é permitido o envio de mensagens
autenticadas (branca, W), anônimas (cinza, G), privada (ninguém mais escuta,
P) e falsas (sim, fingindo ser outra nação, F). Os jogos mais comuns são
WP e WGP. E as variantes são jogos parecidos com a mecânica do Diplomacia
original, mas com mapas, unidades e/ou regras diferentes.
Bem, é por isso que eu recomendo que você tente primeiro em um jogo sem
variantes. Você deve procurar por um jogo como o terceiro da listagem acima:
regras oficiais, sem variantes, presse WP ou WGP. Para se inscrever, só por
eMail em ambos os juizes. Veja como:
Se o jogo estiver juntando jogadores, você irá se inscrever usando signon
no caso do PTLX e join no caso do USDP. Assim:
PTLX:
signon
?nomedojogo crie_uma_senha
signoff
Se o jogo for Gunboat,
signon
?nomedojogo crie_uma_senha gunboat
signoff
USDP:
join
nomedojogo crie_uma_senha
Se o jogo estiver com uma vaga aberta, o comando é o mesmo para ambos os
juizes:
takeover
*nomedojogo crie_uma_senha
signoff
Substituindo o * pela inicial do nome em inglês da potência vaga. Agora
é só esperar a confirmação. A senha que for escolhida para a partida não
precisa ser igual a criada ao registrar o eMail.
Autor: D. Moret R.
© 2003 Todos os direitos reservados à D. Moret
R.
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