Europa, Primavera de 1901.

Jogando pela Rede - Uma introdu��o sobre como jogar por eMail

Segunda Parte

O segundo passo � pesquisar por um jogo. Desta vez � mais f�cil. basta ir em www.diplom.org/openings/openings.html e procurar pelos juizes. Voc� ir� encontrar algo assim:



USDP = dpjudge@devel.diplom.org (The Diplomatic Pouch, Manus Hand)
Updated: Saturday, April 12 04:05:24 2003 GMT

friendly_fire has been waiting for players for 0 hours.
friendly_fire S1901M   Standard, Payola, Gunboat, Moderated (snorm), Press:WGP-.
URL: http://www.diplom.org/dpjudge?game=friendly_fire
To join, e-mail "JOIN friendly_fire password"
Forming: 1 more player needed.
iron_duke has been waiting for players for 0 hours. [MAP] Game summary at floc.net
iron_duke W1901A   Youngstown, Gunboat, Moderated (williamr), Press:W-P-.
URL: http://www.diplom.org/dpjudge?game=iron_duke
To join, e-mail "TAKEOVER england@iron_duke password"
Openings: England (3/5)


perrin has been waiting for players for 10 weeks, 4 days.
perrin S1901M Standard, 47 hrs, Any-site, Moderated (Ptitdino), Press:W-P-.
Forming: 6 more players needed.

PTLX = ptlx@faztek.org (Portugese Language Judge, Millis Miller)
Updated: Saturday, April 12 04:05:52 2003 GMT


No Openings!


Pode parecer complicado, mas � que tem um monte de informa��es compiladas. O primeiro jogo, por exemplo, � um jogo que usa as regras oficiais mais a variante Payola (Standard, Payola), as identidades dos jogadores ser�o colocadas em sigilo (Gunboat), o jogo ter� presse branca, cinza e privada (Press:WGP-), est� na fase de juntar jogadores e ainda tem uma vaga (Forming: 1 more player needed). J� o segundo usa a variante Youngstown e h� uma vaga aberta pela Inglaterra. Complicou, n�o?

Os jogos Gunboat vem da �poca das cartas, e era uma maneira de evitar trapa�as ou pr�-julgamentos: todas as cartas seriam dirigidas ao mestre, que repassava-as aos seus destinos. Apenas no final da partida as identidades dos jogadores era revelada. Aqui, todas as mensagens s�o enviadas ao juiz, que cuidar� de repassa-las. � at� mesmo prefer�vel que o jogo seja Gunboat.

J� essas estranhas cores de presse indicam se � permitido o envio de mensagens autenticadas (branca, W), an�nimas (cinza, G), privada (ningu�m mais escuta, P) e falsas (sim, fingindo ser outra na��o, F). Os jogos mais comuns s�o WP e WGP. E as variantes s�o jogos parecidos com a mec�nica do Diplomacia original, mas com mapas, unidades e/ou regras diferentes.

Bem, � por isso que eu recomendo que voc� tente primeiro em um jogo sem variantes. Voc� deve procurar por um jogo como o terceiro da listagem acima: regras oficiais, sem variantes, presse WP ou WGP. Para se inscrever, s� por eMail em ambos os juizes. Veja como:

Se o jogo estiver juntando jogadores, voc� ir� se inscrever usando signon no caso do PTLX e join no caso do USDP. Assim:

PTLX:

signon ?nomedojogo crie_uma_senha
signoff




Se o jogo for Gunboat,

signon ?nomedojogo crie_uma_senha gunboat
signoff




USDP:

join nomedojogo crie_uma_senha



Se o jogo estiver com uma vaga aberta, o comando � o mesmo para ambos os juizes:

takeover *nomedojogo crie_uma_senha
signoff




Substituindo o * pela inicial do nome em ingl�s da pot�ncia vaga. Agora � s� esperar a confirma��o. A senha que for escolhida para a partida n�o precisa ser igual a criada ao registrar o eMail.

Primeira Parte || Terceira Parte

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Autor: D. Moret R.

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